APMCH
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA dos
MUNICÍPIOS com CENTRO HISTÓRICO
ENCONTRO IBÉRICO DE MUNICÍPIOS COM CENTRO HISTÓRICO
CENTROS HISTORICOS LUSO-MARROQUINOS
O Encontro Ibérico de Municípios com Centro Histórico realizou-se nos dias 22 e 23 de Setembro em Almeida e Ciudad Rodrigo, promovido pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico e pela Rede de Conjuntos Históricos de Castilla y León (RECOHICYL), com organização do Município de Almeida e do Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo.
Participaram representantes dos municípios de Almeida, Ciudad Rodrigo, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Lagos, Medina de Rioseco, Pinhel, Sabugal, Sahagún, Santarém, Valença e Vila Nova de Cerveira.
Estiveram presentes representantes de entidades oficiais de Portugal e da Região de Castilla y León, concretamente o Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, António Gil Leitão, o Director de Acção Exterior e o Director Geral do Património Cultural da Junta de Castilla y León, Fernando Rubio Ballestero e Juan Carlos Prieto Vielba, o Deputado Provincial de Salamanca, Juan Carlos Zaballos Martínez, a Coordenadora da Rede de Aldeias Históricas de Portugal, Dalila Dias, e a Directora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes.
Presidiram aos trabalhos os presidentes dos municípios anfitriões, António Machado e Marcos Iglesias Caridad.
O ponto alto do Encontro foi a assinatura de um Protocolo de Colaboração entre a APMCH e a RECOHICYL, que se pretende que inicie uma cooperação profícua ao nível da troca de experiências para a salvaguarda e a promoção dos centros históricos.
O Protocolo foi assinado pelos Presidentes das duas associações, Hugo Miguel Henrique Pereira e David Esteban Rodríguez, apadrinhado pelo Presidente do Município de Almeida, António Machado, que foi o grande impulsionador da parceria que agora se inicia.
O programa incluiu a realização de conferências e de visitas de estudo, com um enfoque particular para o património da Raia e para as relações históricas das regiões fronteiriças.
Intervieram João Campos, responsável pela candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património Mundial da UNESCO, José Ignacio Martín Benito, Presidente do Centro de Estudos Mirobrigenses, Rui Carita, da Universidade da Madeira, David Esteban Rodríguez, Presidente da RECOHICYL, Paula Gomes e Luís Trindade, em representação dos municípios de Almeida, Elvas, Marvão e Valença, e Luis Alfonso Hortelano Mínguez, Professor de Geografía da Universidade de Salamanca.
Foi realçada no encontro a importância do protocolo assinado e a possibilidade de o estender a outras regiões espanholas, conferindo-lhe um carácter mais abrangente e representativo dos municípios com centros históricos dos dois países.
Ficou também aberta a possibilidade de participação da RECOHICYL no XIX Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, que se realiza em 2024 em Santarém.