
APMCH
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA dos
MUNICÍPIOS com CENTRO HISTÓRICO





![LinkedIn - Watch 2027 ad[65].jpg](https://static.wixstatic.com/media/91d8a3_aded656ddaf744708bbe1ced211c4a67~mv2.jpg/v1/crop/x_469,y_0,w_1019,h_784/fill/w_330,h_254,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/LinkedIn%20-%20Watch%202027%20ad%5B65%5D.jpg)
Candidaturas ao World Monuments Watch 2027
abertas até 20 de Março de 2026
Estão abertas as candidaturas para o World Monuments Watch 2027, que podem ser submetidas até 20 de Março de 2026 através do link wmf.org/watch-nominate.
O World Monuments Watch indentifica 25 sítios patrimoniais em todo o mundo que necessitam de atenção urgente, oferecendo: visibilidade internacional, orientação especializada, acesso a oportunidades de financiamento, para apoiar comunidades na preservação e valorização de locais com significado cultural e histórico.
Para dúvidas sobre o processo de candidatura, contacte watch@wmf.org

A Igreja do Colégio – Santo Inácio de Loyola integra um antigo complexo jesuíta de elevado valor histórico, religioso e arquitetónico, associado à presença da Companhia de Jesus na Ilha Terceira e ao seu papel determinante na formação cultural e educativa da cidade. O edifício constitui um elemento estruturante da identidade patrimonial de Angra do Heroísmo e um importante testemunho da sua evolução histórica.

A Assembleia da República aprovou no passado dia 19 de Dezembro a criação do Dia Nacional do Calceteiro e da Calçada Portuguesa e recomendações para a valorização da calçada portuguesa e da profissão de calceteiro, reforçando o compromisso institucional do país com este património cultural único.
As iniciativas aprovadas, além da instituição do Dia Nacional do Calceteiro e da Calçada Portuguesa, recomendam ao Governo o desenvolvimento de ações para a valorização profissional dos calceteiros, para a promoção pública da calçada enquanto expressão cultural nacional e para o apoio às iniciativas para o reconhecimento internacional deste património cultural imaterial.
Estas iniciativas e as expressivas votações exprimem um compromisso político transversal e assumem um significado institucional muito importante: a calçada portuguesa é, efectivamente, reconhecida como património cultural de expressão nacional e os calceteiros são os guardiões deste saber-fazer.

Depois de explorar modelos internacionais de gestão de museus em Londres e Oxford, a Spira – Revitalização Patrimonial irá promover, no início do ano de 2026, uma nova viagem formativa a casos de estudo internacionais - desta vez dedicada à gestão integrada de centros históricos classificados como Património Mundial pela UNESCO.
De 9 a 11 de fevereiro de 2026, o Spira Pro Course – Gestão de Centros Históricos Património Mundial decorrerá em Florença, Itália, com aulas presenciais, visitas técnicas e momentos de partilha em alguns dos contextos urbanos mais emblemáticos da Europa.

Lisboa a Caminhar - Largo do Rato
17 de Janeiro de 2026 às 10h30
Se as condições climatéricas o permitirem, no próximo dia 17 de janeiro, pelas 10h30, o Centro de Informação Urbana de Lisboa irá promover uma caminhada pelo Largo do Rato.
O percurso pretende dar a conhecer o passado, o presente e o futuro desta zona da cidade do ponto de vista da arquitetura e da sua evolução urbanística, promover a atividade pedonal urbana e potenciar o caminhar, como método de entendimento e de perceção do espaço urbano.

Exposição D. Teresa e a Fundação de Ponte de Lima no Museu dos Terceiros
16 de Janeiro a 30 de Abril de 2026
A exposição, integrada no vasto programa cultural das celebrações dos 900 Anos da Fundação de Ponte de Lima, pretende evocar este acontecimento primordial e determinante na história desta Terra, prestando um tributo à personagem central em todo este processo, D. Teresa, abordando também a sua ligação a este território, alguma da iconografia relativa à rainha que foi sendo produzida com andar dos séculos, assim como, por parte dos limianos, a reabilitação e valorização mais recente do papel fulcral da fundadora.

Formação - Iniciação às técnicas de pintura - Museu Regional do Algarve
13 de Janeiro de 2026
Quer desenvolver a sua expressão artística ou aprofundar técnicas de pintura com orientação profissional? Estão abertas as inscrições para uma formação completa de 72 horas, orientada pela profª. Lídia de Almeida, reconhecida pelo seu trabalho e pela sua vasta experiência no ensino das artes.
Data: às terças feiras das 10-13h
Destinatários: Adultos
Inscrições: 289 870 893 (chamada para a rede fixa nacional) (Serviço Educativo)

Cursos de Cerâmica e Genealogia propõem uma viagem ao passado
Museu e Bibliotecas do Porto, 16 de Janeiro a 13 de Fevereiro de 2026
O Museu e as Bibliotecas do Porto apresentam duas propostas de formação que convidam o público a explorar o património, a história e a cultura material de forma prática e envolvente durante o mês de janeiro. No Reservatório, inicia-se o curso de inverno “Cerâmicas na Arqueologia – Olhares Cruzados”, que se estende até fevereiro, enquanto a Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolhe a oficina “Introdução à Genealogia”, permitindo experiências complementares de investigação e descoberta.



