NOTÍCIAS

.

Annoucement_ICUR2022_page-0001.jpg

ICUR2022 - 2ª Conferência Internacional de Riscos Urbanos
23 a 25 de Junho de 2022

O CERU, Centro Europeu de Riscos Urbanos, organiza a Segunda Conferência Internacional sobre Riscos Urbanos (ICUR2022), que se realizará em Lisboa nos dias 23 a 25 de Junho. É uma conferência bilingue (português e inglês) e destina-se a todos os profissionais envolvidos na temática dos riscos urbanos como decisores políticos, geógrafos, urbanistas, engenheiros, técnicos de Proteção Civil, investigadores e partes interessadas com responsabilidades na redução do impacto dos riscos naturais e tecnológicos na sociedade. Convidamos todos os interessados a apresentarem uma comunicação para conferência ICUR2022 até ao dia 15 de fevereiro de 2022.

Conferencias Lisboa.jpg

Ciclo de Conferências | Encontro de Urbanismo - Lisboa e Património
20 de Janeiro de 2022

O CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa, organiza em 2021/2022 mais uma edição do Ciclo de Conferências Encontro de Urbanismo. Promovido anualmente, desde 2013, o ciclo centra-se na reflexão sobre Lisboa, na ótica do Urbanismo, abordando todos os anos um tema diferente. Ao longo de seis sessões, uma por cada mês e ao final do dia, um painel de técnicos e especialistas é convidado a apresentar experiências e perspetivas sobre as temáticas lançadas, abrindo-se espaço ao debate e à troca de ideias.

CIUL.png

Agenda do Centro de Informação Urbana de Lisboa
Janeiro e Fevereiro de 2022

Curso de Turismo Militar.png

Curso de Turismo Militar
11 de Fevereiro a 27 de Maio de 2022

A 2ª edição do Curso Breve de Turismo Militar, organizada pelo Departamento de Turismo da Universidade Lusófona em parceria com a Associação de Turismo Militar Português – ATMPT, com o apoio institucional do Turismo de Portugal e da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, tem início a 11 de fevereiro e término a 27 de maio.

IHRU.jpg

IHRU lança concurso para conceção de projetos de 198 habitações em Almada e Setúbal
Até 31 de Março de 2022

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P., lança dois concursos de seleção das equipas que irão elaborar os projetos para a construção de dois novos empreendimentos, em terrenos de que o instituto é proprietário, nos municípios de Almada e Setúbal. Estas habitações serão destinadas, na sua totalidade, a Arrendamento Acessível.

Silves.jpg

Candidaturas ao Programa de Apoio à Recuperação dos Jardins e Pátios Interiores (PARJPI) do edificado localizado na ARU de Silves e ao Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) nas ARU de Silves, São Bartolomeu de Messines e Alcantarilha
Até 31 de Março de 2022

Todos os documentos inerentes aos processos de candidatura, assim como os respetivos regulamentos, estão disponíveis para consulta e download em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1427/operacoes-de-reabilitacao-urbana.aspx, devendo as candidaturas ser formalizadas através do endereço de correio eletrónico reabilitacao.urbana@cm-silves.pt.

Angra.png

Grande Reportagem – Angra do Heroísmo

O 2º número da Viagem na História – Turismo Militar viajou até aos Açores para lhe dar a conhecer a magnífica cidade de Angra do Heroísmo, Património Mundial da UNESCO. Nesta viagem na história pelo turismo militar de Angra do Heroísmo, a ATMPT tem várias sugestões para si.

Ponte-de-Lima-Daniel-Moreira.jpg

Ponte de Lima eleita como uma das "12 vilas mais bonitas de Portugal"

O portal VortexMag elegeu Ponte de Lima como uma das “12 vilas mais bonitas de Portugal”, tendo em conta o “património histórico existente, número e dimensão dos espaços verdes, grau de conservação do seu centro histórico e número de turistas que visitam o local”.

Viagem na Historia.jpg

Viagem na História - Turismo Militar

Para terminar bem o ano de 2021, a Associação de Turismo Militar Português lança o 2º número da VIAGEM NA HISTÓRIA – TURISMO MILITAR, uma revista bilingue, de âmbito nacional e internacional, dedicada à promoção do património histórico-militar português e do Turismo Militar em Portugal.

Embarque nesta viagem na História pelo Turismo Militar português. Faça parte da História de Portugal!

6 de novembro de 2021 central tejo, lisboa.png

Fórum do Património 2021
6 de Novembro de 2021

O Fórum do Património de 2021 pôs em destaque o património que faz parte da vida quotidiana das comunidades, em ambiente urbano e rural, e propôs uma discussão sobre os modos em que o património pode ser preservado, ativado e desfrutado no presente, salientando o seu valor como bem de futuro. O tema ofereceu uma oportunidade às associações, em diálogo com outras entidades e as comunidades, de trocar ideias e partilhar práticas em torno de temas como: as comunidades patrimoniais, o envolvimento da comunidade (incluindo métodos participativos e história oral), a educação patrimonial e o trabalho com os jovens/escolas/famílias, as novas comunidades e comunidades em transição, o uso de novas tecnologias, e os novos usos do património.

exp_lavadeiras_ (002).jpg

Ponte de Lima homenageia lavadeiras da terra com exposição temporária
De 21 de Dezembro de 2021 a 26 de Junho de 2022

O Centro de Interpretação do Território (CIT) – espaço cultural afecto ao Município de Ponte de Lima e baluarte da identidade cultural da região – vai inaugurar uma exposição temporária dedicada às lavadeiras ponte-limenses. O objectivo é divulgar e homenagear uma prática ancestral de moças e donas de casa que habitavam as margens dos rios do concelho e que ainda hoje se acha representada em algumas freguesias.

Museu Penamacor.jpg

Penamacor inaugura Casa da Memória da Medicina Sefardita

A Casa da Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches, situada no coração da Vila, é um projeto que se destina a perpetuar a memória dos judeus portugueses que exerceram a medicina ao longo dos períodos medieval e moderno, com destaque para aqueles que, ao saírem de Portugal, quase sempre por motivos de ordem étnico-religiosa, atingiram notoriedade no estrangeiro. De entre estes, ênfase muito particular para a figura de António Nunes Ribeiro Sanches, natural de Penamacor, ficando-se também a perceber melhor a posição deste no conjunto desses portugueses, médicos eminentes, que tanto brilho emprestaram à medicina, dentro e fora de fronteiras.

Convite Dezembro 2021.jpg

Ciclo de Conferências Encontro de Urbanismo em Lisboa
16 de Dezembro de 2021

O CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa organiza em 2021/2022 mais uma edição do Ciclo de Conferências Encontro de Urbanismo.

Promovido anualmente, desde 2013, o ciclo centra-se na reflexão sobre Lisboa, na ótica do Urbanismo, abordando todos os anos um tema diferente.

Ao longo de seis sessões, uma por cada mês e ao final do dia, um painel de técnicos e especialistas é convidado a apresentar experiências e perspetivas sobre as temáticas lançadas, abrindo-se espaço ao debate e à troca de ideias.

A edição deste ano convida-nos a descobrir o Património de Lisboa.

IMG_0799.jpg

Exposição “Madeiro: Património e Identidade” no Museu de Penamacor
Até Fevereiro de 2021

A Exposição “Madeiro: Património e Identidade” está patente no Museu Municipal de Penamacor até ao mês de fevereiro de 2022. Esta exposição teve por base o trabalho de campo realizado nos meses antecedentes à inauguração da mesma e que permitiu dar corpo ao início de um longo trabalho que se avizinha. Em dezembro de 2019, durante a realização do “Forúm Madeiro: a chama da tradição”, objectivando o futuro do Madeiro enquanto elemento identitário das gentes do território de Penamacor, propôs-se a sua inscrição na listagem do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, com o objectivo de salvaguarda e valorização do mesmo.

Artesanato_pontedelima.jpg

Município de Ponte de Lima promove Feira do Artesanato
19 de Dezembro de 2021

Está agendada para o dia 19 de Dezembro mais uma edição da Feira de Artesanato de Ponte de Lima, numa organização do Município de Ponte de Lima.

Mensalmente este evento que destaca e promove o trabalho dos artesãos realiza-se na Avenida dos Plátanos, ao quarto domingo de cada mês, tendo sido esta edição antecipada para o terceiro domingo, considerando a quadra natalícia que vivemos.

Penamacor- Visita_Guiada_Arquitectura.jpg

Visita Guiada Encenada à Arquitetura Militar da Vila de Penamacor
18 de Dezembro de 2021

O Município de Penamacor vai promover, no próximo dia 18 de dezembro, pelas 15:30, uma Visita Guiada Encenada à Arquitetura Militar da Vila de Penamacor. A inscrição para esta iniciativa é obrigatória e limitada a 25 participantes, podendo ser efetuada através do email turismo@cm-penamacor.pt, através do número de telefone 277 394 106 ou presencialmente no Museu Municipal.

Cartaz A3 Premio AHM AF_page-0001.jpg

Prémio Arquivo Histórico Militar 2021
Candidaturas até 20 de Dezembro de 2021

Faz-se divulgação do “Prémio Arquivo Histórico Militar 2021” - Incentivar, divulgar e distinguir a investigação no domínio da história militar.

FeiraLivroLimiano2021_Prancheta 1 (002).jpg

Município de Ponte de Lima promove Feira do Livro Limiano 2021
6 a 31 de Dezembro de 2021

Esta iniciativa, realizada neste período natalício, permitirá a aquisição de livros a um preço mais acessível e a possibilidade de os oferecer numa época de reencontro com a família e amigos, no aconchego do seu lar. A feira contemplará publicações de valorização da cultura, do património, da história da região publicadas pelo Município de Ponte de Lima e pelos vários escritores que, em parceria com a autarquia, pretendem disponibilizar as suas obras neste evento.

Cantil 2.JPG

Museu Municipal de Tavira

O cantil destinava-se a transportar pequenas quantidades de água para beber, apresentando, por esse motivo, uma ou mais bocas estreitas (para evitar derramar o precioso líquido) e corpo geralmente lenticular. Era um objeto fundamental para os trabalhos no campo e para as viagens.

Biblioteca Tomar.jpg

24º Aniversário da Biblioteca Municipal de Tomar
15 a 20 de Novembro de 2021

O “Jardim do Diálogo” é o jardim mais votado pelo público que visitou a edição 2021 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima – FIJ sob o tema “As Religiões nos Jardins”.

O “Jardim do Diálogo” representa “um símbolo de diálogo e respeito mútuo entre as diferentes religiões do mundo”. “O jardim é dividido em 7 espaços separados que representam as 7 religiões mais amplamente difundidas em todo o mundo. Pode visitar o jardim islâmico, o jardim cristão, o jardim judeu, o jardim do taoismo, o jardim hindu, o jardim budista e o jardim étnico.

Caixa de Pandora_ 2º.jpg

"Jardim do Diálogo" o Mais Votado pelo Público do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima 2021

O “Jardim do Diálogo” é o jardim mais votado pelo público que visitou a edição 2021 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima – FIJ sob o tema “As Religiões nos Jardins”.

O “Jardim do Diálogo” representa “um símbolo de diálogo e respeito mútuo entre as diferentes religiões do mundo”. “O jardim é dividido em 7 espaços separados que representam as 7 religiões mais amplamente difundidas em todo o mundo. Pode visitar o jardim islâmico, o jardim cristão, o jardim judeu, o jardim do taoismo, o jardim hindu, o jardim budista e o jardim étnico.

Pastor.jpg

Exposição Artur Pastor - O Povo no Panteão e lançamento do livro Artur Pastor
A partir de 9 de Novembro de 2021

O Panteão Nacional recebe, a partir de 9 de novembro, a exposição de fotografia "Artur Pastor - O Povo no Panteão" uma exposição de Artur Pastor (1922-1999) através da qual se procuram revelar diversas facetas do povo português captadas pela lente deste fotógrafo cujo fundo, se encontra à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa, sendo atualmente um dos mais requisitados. 

A exposição tem direção e coordenação de Santiago Macias e de Sofia Castro, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa/Arquivo Municipal e a Direção Geral do Património Cultural/Panteão Nacional.

CIUL.png

Centro de Informação Urbana de Lisboa
Agenda - novembro e dezembro 2021

tsunami.jpg

Dia Mundial de Consciencialização sobre Tsunamis
5 de Novembro

No dia 5 de Novembro celebra-se o Dia Mundial de Consciencialização sobre Tsunamis. O objectivo é incentivar uma tomada de consciência global sobre tsunamis e riscos associados, de modo a reduzir os seus impactos, e preparar as populações para o caso da ocorrência de um evento deste tipo.

Terra.jpg

Seminário Arquitetura em Terra em Sant