LIVROS

Centros Históricos Portugueses

 

A par do historial da respectiva Associação e da necessidade de reaproximar os centros históricos portugueses dentro e fora do nosso país, os exemplos de boas práticas, laureados com o Prémio de Arquitectura “Alexandre Herculano”, presidiram à decisão de escrever e de divulgar esta obra, na certeza de que cada centro histórico não é somente uma área edificada onde pontuam valores que importa preservar. Se entendermos o centro histórico no seu sentido mais lato, humano e cultural, isto é, se não o considerarmos na sua dimensão exclusivamente física, não será nenhum atrevimento referir que essa riqueza e essa diversidade constituem o ADN de Portugal. Trata-se da maior aproximação à memória de todas as memórias, sejam estas de uma aldeia, de uma vila ou de uma cidade, cujas “colunas” suportam um desígnio colectivo, ajudando assim a definir a nossa identidade nacional.

Centros Históricos Portugueses  - Preço: 15 euros + 1 Euro Portes

Pagamento por transferência bancária, para o NIB: 0035 0825 0001 0485 7307 7 (Banco: CGD | Titular: APMCH) com envio de comprovativo para o endereço apmch.herculano@gmail.com

Pode também pagar através de Paypal

 

 

Faça a sua encomenda aqui - Centros Histórico Portugueses

Portugal em Marrocos,

Olhar sobre um património comum

Sinopse

 

PORTUGAL EM MARROCOS leva-nos à descoberta do legado patrimonial português em terras marroquinas. As praças-fortes portuguesas encontravam-se isoladas e dependiam dos abastecimentos vindos da metrópole. Para as gerir de forma eficiente e garantir a sua sobrevivência, os portugueses tiveram de introduzir alterações nos seus sistemas defensivos e nas suas estruturas urbanas. Marrocos foi um verdadeiro laboratório e é inegável o contributo português para o desenvolvimento da arquitectura militar e para o planeamento urbano moderno. Mas o Património não são apenas testemunhos edificados. É principalmente um conjunto de vivências partilhadas, de influências linguísticas, sociais e culturais. Portugueses e
marroquinos têm um passado comum de encontros e desencontros, semelhanças e contrastes, de amores e ódios. Uma história muitas vezes desconcertante, marcada pela incompreensão, pela curiosidade e pelo mistério.

Através de 150 imagens, este livro faz uma viagem bem ilustrada, recheada de factos, mitos e lendas, por três séculos e meio de história comum.

"Portugal em Marrocos" de Frederico Mendes Paula (LIVRO) - Preço: 22 euros + 1 Euro Portes

Pagamento por transferência bancária, para o NIB: 0035 0825 0001 0485 7307 7 (Banco: CGD | Titular: APMCH) com envio de comprovativo para o endereço apmch.herculano@gmail.com

 

Pode também pagar através de Paypal 

 

 

Faça a sua encomenda aqui -"Portugal em Marrocos"

Mais Património

 

Sinopse:

 

O título escolhido, Mais Património, assim apresentado sem outras informações, sugere-nos a imensidão de um rio sem limites, de um mar sem fronteiras… Carece, pois, desde logo, do conforto de uma explicação que lhe marque os contornos e lhe precise o objecto.

Com efeito, a riqueza e a diversidade do património, praticamente inesgotáveis, tornam-se insusceptíveis de uma completa apreciação num escorço como aquele a que nos propomos. Na verdade, Mais Património não excede a amplitude do “trabalho de salvaguarda”, vivido no terreno aquando do exercício de funções autárquicas, tanto no âmbito dos concelhos de Santarém e de Lamego, como no domínio da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico.

Para fundamentar as suas propostas, o autor oferece nesta obra úteis informações sobre a legislação portuguesa actual, recorda a acção de Alexandre Herculano, estuda dois momentos especialmente dramáticos para a preservação do património português — o Terramoto de 1755 e a extinção das ordens religiosas em 1834 —, além de referir os nomes e acções de outros lutadores pelo Património, como Mouzinho de Albuquerque e Mendes Leal.

Finalmente, mostra como surgiu e se desenvolveu, na teoria e na prática, o conceito de “Património Mundial”, por iniciativa da UNESCO, desde a proclamação da Carta de Atenas (1931) até aos nossos dias. Em apêndice, oferece um elenco de diplomas legislativos que fixam o quadro legal português desde 1901 até hoje, e por fim um elenco bibliográfico de estudos acerca do Património.

Mais Património -  Preço: 13 euros + 1 Euro Portes

Pagamento por transferência bancária, para o NIB: 0035 0825 0001 0485 7307 7 (Banco: CGD | Titular: APMCH) com envio de comprovativo para o endereço apmch.herculano@gmail.com

Pode também pagar através de Paypal

 

 Faça a sua encomenda aqui - "Mais  Património"