top of page

.

Angra.png

Grande Reportagem – Angra do Heroísmo

O 2º número da Viagem na História – Turismo Militar viajou até aos Açores para lhe dar a conhecer a magnífica cidade de Angra do Heroísmo, Património Mundial da UNESCO. Nesta viagem na história pelo turismo militar de Angra do Heroísmo, a ATMPT tem várias sugestões para si.

Ponte-de-Lima-Daniel-Moreira.jpg

Ponte de Lima eleita como uma das "12 vilas mais bonitas de Portugal"

O portal VortexMag elegeu Ponte de Lima como uma das “12 vilas mais bonitas de Portugal”, tendo em conta o “património histórico existente, número e dimensão dos espaços verdes, grau de conservação do seu centro histórico e número de turistas que visitam o local”.

Viagem na Historia.jpg

Viagem na História - Turismo Militar

Para terminar bem o ano de 2021, a Associação de Turismo Militar Português lança o 2º número da VIAGEM NA HISTÓRIA – TURISMO MILITAR, uma revista bilingue, de âmbito nacional e internacional, dedicada à promoção do património histórico-militar português e do Turismo Militar em Portugal.

Embarque nesta viagem na História pelo Turismo Militar português. Faça parte da História de Portugal!

6 de novembro de 2021 central tejo, lisboa.png

Fórum do Património 2021
6 de Novembro de 2021

O Fórum do Património de 2021 pôs em destaque o património que faz parte da vida quotidiana das comunidades, em ambiente urbano e rural, e propôs uma discussão sobre os modos em que o património pode ser preservado, ativado e desfrutado no presente, salientando o seu valor como bem de futuro. O tema ofereceu uma oportunidade às associações, em diálogo com outras entidades e as comunidades, de trocar ideias e partilhar práticas em torno de temas como: as comunidades patrimoniais, o envolvimento da comunidade (incluindo métodos participativos e história oral), a educação patrimonial e o trabalho com os jovens/escolas/famílias, as novas comunidades e comunidades em transição, o uso de novas tecnologias, e os novos usos do património.

exp_lavadeiras_ (002).jpg

Ponte de Lima homenageia lavadeiras da terra com exposição temporária
De 21 de Dezembro de 2021 a 26 de Junho de 2022

O Centro de Interpretação do Território (CIT) – espaço cultural afecto ao Município de Ponte de Lima e baluarte da identidade cultural da região – vai inaugurar uma exposição temporária dedicada às lavadeiras ponte-limenses. O objectivo é divulgar e homenagear uma prática ancestral de moças e donas de casa que habitavam as margens dos rios do concelho e que ainda hoje se acha representada em algumas freguesias.

Museu Penamacor.jpg

Penamacor inaugura Casa da Memória da Medicina Sefardita

A Casa da Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches, situada no coração da Vila, é um projeto que se destina a perpetuar a memória dos judeus portugueses que exerceram a medicina ao longo dos períodos medieval e moderno, com destaque para aqueles que, ao saírem de Portugal, quase sempre por motivos de ordem étnico-religiosa, atingiram notoriedade no estrangeiro. De entre estes, ênfase muito particular para a figura de António Nunes Ribeiro Sanches, natural de Penamacor, ficando-se também a perceber melhor a posição deste no conjunto desses portugueses, médicos eminentes, que tanto brilho emprestaram à medicina, dentro e fora de fronteiras.

Convite Dezembro 2021.jpg

Ciclo de Conferências Encontro de Urbanismo em Lisboa
16 de Dezembro de 2021

O CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa organiza em 2021/2022 mais uma edição do Ciclo de Conferências Encontro de Urbanismo.

Promovido anualmente, desde 2013, o ciclo centra-se na reflexão sobre Lisboa, na ótica do Urbanismo, abordando todos os anos um tema diferente.

Ao longo de seis sessões, uma por cada mês e ao final do dia, um painel de técnicos e especialistas é convidado a apresentar experiências e perspetivas sobre as temáticas lançadas, abrindo-se espaço ao debate e à troca de ideias.

A edição deste ano convida-nos a descobrir o Património de Lisboa.

IMG_0799.jpg

Exposição “Madeiro: Património e Identidade” no Museu de Penamacor
Até Fevereiro de 2021

A Exposição “Madeiro: Património e Identidade” está patente no Museu Municipal de Penamacor até ao mês de fevereiro de 2022. Esta exposição teve por base o trabalho de campo realizado nos meses antecedentes à inauguração da mesma e que permitiu dar corpo ao início de um longo trabalho que se avizinha. Em dezembro de 2019, durante a realização do “Forúm Madeiro: a chama da tradição”, objectivando o futuro do Madeiro enquanto elemento identitário das gentes do território de Penamacor, propôs-se a sua inscrição na listagem do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, com o objectivo de salvaguarda e valorização do mesmo.

Artesanato_pontedelima.jpg

Município de Ponte de Lima promove Feira do Artesanato
19 de Dezembro de 2021

Está agendada para o dia 19 de Dezembro mais uma edição da Feira de Artesanato de Ponte de Lima, numa organização do Município de Ponte de Lima.

Mensalmente este evento que destaca e promove o trabalho dos artesãos realiza-se na Avenida dos Plátanos, ao quarto domingo de cada mês, tendo sido esta edição antecipada para o terceiro domingo, considerando a quadra natalícia que vivemos.

Penamacor- Visita_Guiada_Arquitectura.jpg

Visita Guiada Encenada à Arquitetura Militar da Vila de Penamacor
18 de Dezembro de 2021

O Município de Penamacor vai promover, no próximo dia 18 de dezembro, pelas 15:30, uma Visita Guiada Encenada à Arquitetura Militar da Vila de Penamacor. A inscrição para esta iniciativa é obrigatória e limitada a 25 participantes, podendo ser efetuada através do email turismo@cm-penamacor.pt, através do número de telefone 277 394 106 ou presencialmente no Museu Municipal.

Cartaz A3 Premio AHM AF_page-0001.jpg

Prémio Arquivo Histórico Militar 2021
Candidaturas até 20 de Dezembro de 2021

Faz-se divulgação do “Prémio Arquivo Histórico Militar 2021” - Incentivar, divulgar e distinguir a investigação no domínio da história militar.

FeiraLivroLimiano2021_Prancheta 1 (002).jpg

Município de Ponte de Lima promove Feira do Livro Limiano 2021
6 a 31 de Dezembro de 2021

Esta iniciativa, realizada neste período natalício, permitirá a aquisição de livros a um preço mais acessível e a possibilidade de os oferecer numa época de reencontro com a família e amigos, no aconchego do seu lar. A feira contemplará publicações de valorização da cultura, do património, da história da região publicadas pelo Município de Ponte de Lima e pelos vários escritores que, em parceria com a autarquia, pretendem disponibilizar as suas obras neste evento.

Cantil 2.JPG

Museu Municipal de Tavira

O cantil destinava-se a transportar pequenas quantidades de água para beber, apresentando, por esse motivo, uma ou mais bocas estreitas (para evitar derramar o precioso líquido) e corpo geralmente lenticular. Era um objeto fundamental para os trabalhos no campo e para as viagens.

Biblioteca Tomar.jpg

24º Aniversário da Biblioteca Municipal de Tomar
15 a 20 de Novembro de 2021

O “Jardim do Diálogo” é o jardim mais votado pelo público que visitou a edição 2021 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima – FIJ sob o tema “As Religiões nos Jardins”.

O “Jardim do Diálogo” representa “um símbolo de diálogo e respeito mútuo entre as diferentes religiões do mundo”. “O jardim é dividido em 7 espaços separados que representam as 7 religiões mais amplamente difundidas em todo o mundo. Pode visitar o jardim islâmico, o jardim cristão, o jardim judeu, o jardim do taoismo, o jardim hindu, o jardim budista e o jardim étnico.

Caixa de Pandora_ 2º.jpg

"Jardim do Diálogo" o Mais Votado pelo Público do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima 2021

O “Jardim do Diálogo” é o jardim mais votado pelo público que visitou a edição 2021 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima – FIJ sob o tema “As Religiões nos Jardins”.

O “Jardim do Diálogo” representa “um símbolo de diálogo e respeito mútuo entre as diferentes religiões do mundo”. “O jardim é dividido em 7 espaços separados que representam as 7 religiões mais amplamente difundidas em todo o mundo. Pode visitar o jardim islâmico, o jardim cristão, o jardim judeu, o jardim do taoismo, o jardim hindu, o jardim budista e o jardim étnico.

Pastor.jpg

Exposição Artur Pastor - O Povo no Panteão e lançamento do livro Artur Pastor
A partir de 9 de Novembro de 2021

O Panteão Nacional recebe, a partir de 9 de novembro, a exposição de fotografia "Artur Pastor - O Povo no Panteão" uma exposição de Artur Pastor (1922-1999) através da qual se procuram revelar diversas facetas do povo português captadas pela lente deste fotógrafo cujo fundo, se encontra à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa, sendo atualmente um dos mais requisitados. 

A exposição tem direção e coordenação de Santiago Macias e de Sofia Castro, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa/Arquivo Municipal e a Direção Geral do Património Cultural/Panteão Nacional.

CIUL.png

Centro de Informação Urbana de Lisboa
Agenda - novembro e dezembro 2021

tsunami.jpg

Dia Mundial de Consciencialização sobre Tsunamis
5 de Novembro

No dia 5 de Novembro celebra-se o Dia Mundial de Consciencialização sobre Tsunamis. O objectivo é incentivar uma tomada de consciência global sobre tsunamis e riscos associados, de modo a reduzir os seus impactos, e preparar as populações para o caso da ocorrência de um evento deste tipo.

Terra.jpg

Seminário Arquitetura em Terra em Santiago do Cacém
6 e 7 de Novembro de 2021

O CdT organiza o evento SAT21 - Seminário Arquitetura em Terra – "Terra material regenerativo”, que terá lugar na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, Santiago do Cacém, nos dias 6 e 7 de Novembro de 2021.

No primeiro dia, 6 de Novembro, teremos o desenvolvimento do Seminário, e uma Mesa Redonda. No Segundo dia, 7 de Novembro, decorrerá uma visita com foco na Arquitectura em Terra, da região de Santiago do Cacém, com a duração de todo o dia.  Paralelamente teremos uma Exposição.

l_iinaugurao-museu-10-ocs.jpg

Reabertura do Museu de Lagos Dr. José Formosinho
27 de Outubro de 2021

O Dia do Município de Lagos, assinalado a 27 de Outubro em honra do padroeiro da cidade, São Gonçalo, foi celebrado através várias actividades institucionais e culturais que começaram logo no dia 26. No entanto, o ponto alto do dia veio com a tão aguardada reabertura do Museu de Lagos Dr. José Formosinho após quatro anos em que o espaço foi totalmente remodelado.

0_IMG-20211030-WA0006-1030x639.jpg

Museu Histórico Militar de Almeida distinguido com Prémio APOM

O Museu Histórico Militar de Almeida (MHMA) foi distinguido com um Prémio e uma Menção Honrosa:

Prémio na categoria de APLICAÇÃO E GESTÃO MULTIMÉDIA com o projeto designado “App CONHECER ALMEIDA, para um Museu Fora de Portas” e Menção Honrosa na categoria de MEDIAÇÃO CULTURAL, com o projeto: “A escola do Soldado, Recriação de História Viva”.

flyer .jpg

Apresentação da Associação Ibérica para a Preservação do Património AIPP
20 de Novembro de 2021 em Marvão

A Associação Ibérica para a Preservação do Património e a Câmara Municipal de Marvão organizam no próximo dia 20 de Novembro, no Edifício da Fronteira de Porto Roque, em Galegos, Marvão, um evento para apresentação da AIPP, seu programa, objectivos e plano de actividades.

O evento incluirá um conjunto de palestras sobre a temática da reabilitação, salvaguarda, valorização e gestão do Património, que contarão com intervenções de especialistas de Portugal e Espanha.

A APMCH é associado honorário da AIPP.

17081fe3a45875c2536b9a1615a62aee.jpg

Ciclo de Conferências | Encontro de Urbanismo - Lisboa e Património
21 de Outubro de 2021

O CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa, organiza em 2021/2022 mais uma edição do Ciclo de Conferências Encontro de Urbanismo. 

Promovido anualmente, desde 2013, o ciclo centra-se na reflexão sobre Lisboa, na óptica do Urbanismo, abordando todos os anos um tema diferente. 

Ao longo de seis sessões, uma por cada mês e ao final do dia (18h), um painel de técnicos e especialistas é convidado a apresentar experiências e perspectivas sobre as temáticas lançadas, abrindo-se espaço ao debate e à troca de ideias. 

v_CONFERÊNCIASMURGANHEIRA.png

V Conferência Murganheira - Lamego
23 de Outubro de 2021

À quinta edição, a "Conferência Murganheira" vai reunir na cidade de Lamego dois oradores de grande prestígio nacional: o professor Gaspar Martins Pereira e o arquiteto Manuel Ferreira. 
Mais uma vez, Manuel Sobrinho Simões, médico e diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto (IPATIMUP) é o moderador convidado desta conferência. Desta vez, terá ao seu lado, na moderação, o médico psiquiatra Júlio Machado Vaz. 
"DOURO - Passado, Presente e Futuro" é o tema escolhido para as intervenções deste ano.
Aberta à participação do público em geral, a "Conferência Murganheira" decorre no Teatro Ribeiro Conceição, no dia 23 de outubro, sábado, a partir das 16 horas.

Logo IHRU.jpg

IHRU lança concurso para concepção de 375 habitações
em Almada e Setúbal

Face à necessidade de dar resposta às famílias que não têm capacidade de aceder a uma Habitação no mercado livre, o IHRU irá promover a construção de 3 novos empreendimentos, perfazendo um total de 375 fogos, em terrenos de que é proprietário nos municípios de Almada e Setúbal, habitações essas destinadas na sua totalidade ao Arrendamento Acessível. 

Prosseguindo com a estratégia já iniciada com o lançamento de três concursos em 2020, o IHRU, I.P., promove agora mais três concursos de concepção com vista à selecção das equipas projectistas para a elaboração destes projectos.

Forum do Patrimonio.png

Fórum do Património de 2021 em Lisboa
6 de Novembro de 2021

O tema proposto para este ano é falarmos sobre 'Património Vivo', o património que faz parte da vida quotidiana das comunidades, em ambiente urbano e rural, e de como este património pode ser preservado, ativado e desfrutado no presente, por todas as pessoas.
Neste dia queremos mostrar o trabalho fundamental e impactante feito pelas associações do património em Portugal. Pretendemos neste Fórum reunir casos de estudo e resultados de investigação (em desenvolvimento ou já concluída) realizados pelas associações subscritoras da Declaração do Fórum do Património, bem como por outras ONG que queiram participar.

cartaz genérico.jpg

Seminário de Turismo Militar'21 - Convento de Cristo, Tomar
22 de Outubro de 2021

A Associação de Turismo Militar Português está a promover o Seminário de Turismo Militar’21, que vai decorrer no dia 22 de outubro, no Convento de Cristo, em Tomar. A iniciativa é organizada pela Associação de Turismo Militar Português (ATMPT) em parceria com a Câmara Municipal de Tomar, o TECHN&ART – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes, do Instituto Politécnico de Tomar, o Convento de Cristo e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal. 

Screenshot 2021-10-12 at 10-32-38 CIMAR 2021 – I Edición del Congreso Intenacional sobre e

I Congresso Internacional sobre o Mundo Árabe e o Ocidente - Congresso virtual
28 e 29 de Outubro de 2021

Este congreso versa sobre el mundo árabe, un espacio menos físico que simbólico, ante el que se plantean más preguntas que certezas. En primer lugar, porque ni siquiera es posible dibujar sus límites ni fijar claves de reconocimiento: ¿qué se conoce como mundo árabe o, aumentando la complejidad, el ámbito de “lo islámico”?, ¿quién pertenece y quién no a esta denominación; quién puede decirse plenamente árabe y quién puede afirmar no serlo en ningún modo ni estar relacionado aunque sea indirectamente; y, en ese caso, qué significa o implica esa distinción?

Lagos.JPG

Lagos reabilita Cerca Medieval da Cidade

A Câmara Municipal de Lagos terminou a intervenção de reabilitação da Cerca Medieval da Cidade, cuja complexidade exigiu a realização de um diagnóstico de situação e elaboração de um projecto de consolidação estrutural.

Paralelamente o Município desenvolveu um projecto de reabilitação da Cerca Renascentista, já aprovado na sua fase de projecto de execução, que inclui a criação de acessibilidades aos baluartes.

A descoberta de Almeida.jpg

À descoberta de Almeida

Na linha de fronteira da Beira Alta, partimos à descoberta de um dos mais incríveis legados patrimoniais, de natureza histórica e militar. Almeida é hoje um destino de excelência para os amantes do turismo militar.

Conceituado no circuito, pelo emblemático evento de Recriação Histórica do Cerco de Almeida, iniciativa que recebe anualmente, o concelho de Almeida tem muito mais para oferecer ao visitante. Aqui encontra uma oferta diversificada ao nível do património histórico-militar, quer na componente lúdica quer na componente da investigação.

CIUL.png

Centro de Informação Urbana de Lisboa
Agenda - setembro e outubro 2021

Lamego.jpg

Oficina sobre Numerofonia pela Orquestra Nacional Moderna
25 de Setembro de 2021

No próximo dia 25 de setembro, o Museu de Lamego assinala as Jornadas Europeias do Património com a realização de uma ação de formação, “Oficina sobre Numerofonia. Circum-Navegar num Sistema”, promovida pela Orquestra Nacional Moderna.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias até dia 15 de setembro.

Almeida.jpg

Almeida
na Rota da Guerra Peninsular

A ATMPT visitou a vila de Almeida para lhe dar a conhecer este sítio encantado. Em plena “Estrela do Interior” embarcámos numa viagem pelo património histórico-militar do concelho. António Machado, Presidente da Câmara Municipal de Almeida apresentou-nos alguns dos principais pontos do território e deixou um convite a todos os apaixonados pela história a visitarem este concelho.

Campo Maior.jpg

Campo Maior
na Rota da Guerra Peninsular

A ATMPT deslocou-se ao Alto Alentejo para conhecer a vila de Campo Maior. Aqui partimos à descoberta de alguns dos principais pontos de interesse do território e ficámos encantados com o belíssimo património natural e cultural existente. João Muacho, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, falou sobre a vasta e diversificada oferta existente no concelho.

Castelo de Silves.jpg

Silves assinala o Dia Mundial do Turismo
27 de Setembro de 2021

A Câmara Municipal de Silves assinala o Dia Mundial do Turismo, associando-se à Organização Mundial do Turismo, que dedica o dia 27 de setembro à reflexão sobre o tema “Turismo para um crescimento inclusivo”.

Tarouca.jpg

Sangue Novo Veias Antigas. Mosteiro de S. João e Igreja de S. Pedro em Tarouca
25 de Setembro de 2021

No próximo dia 25 de setembro, os Monumentos do Vale do Varosa associam-se à celebração das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema “Património Inclusivo e Diversificado”, com a apresentação de dois espetáculos de música e dança, inseridos na programação do projeto “Sangue Novo Veias Antigas”.

O Mosteiro de São João de Tarouca, pelas 17h00, recebe a Academia de Música do Município de Tarouca e a Escola de Dança Ginasiano, de Vila Nova de Gaia, e às 21h30 terá lugar na Igreja de São Pedro de Tarouca a apresentação do grupo Amicitia Chorus, de Penafiel.

A entrada é livre.

Estremoz.png

A Cidadela de Estremoz e a sua Reabilitação
11 de Setembro de 2021 às 14.30h.

O CIDADE – Cidadãos pela Defesa do Património de Estremoz, em parceria com a Universidade de Évora/Centro Ciência Viva de Estremoz e com a Câmara Municipal de Estremoz tem vindo a elaborar o Projeto “Cidadela de Estremoz” cujo principal objetivo é a criação de um polo urbano com um potencial de inovação e dinamização. Pretende-se criar uma nova centralidade na cidade de Estremoz que seja apelativa para os visitantes, mas, muito especialmente, para os próprios habitantes da cidade, em especial do Bairro de Santiago, melhorando e reforçando as suas alternativas de viver, de lazer e de utilização do espaço público.  O encontro “A Cidadela de Estremoz e a sua Reabilitação” pretende, justamente, lançar o debate e proporcionar um espaço/tempo de discussão de um tema que interessa a todos os estremocenses. 

Penamacor.jpg

Penamacor assina protocolo com Instituto de Investigações Antropológicas de Castilha e Leon de Salamanca

O convénio tem como objetivos fortalecer os vínculos de colaboração tendentes ao desenvolvimento do
conhecimento, estudo e divulgação das realidades culturais, numa perspetiva histórica, sociológica e antropológica da região de Castilha e Leon e da Beira Interior (especificamente a área de influência do Concelho de Penamacor).
Um dos projetos a ser implementados será o do Centro de Estudos Transfronteiriços, ideia que nasceu no II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor, que teve lugar no final de 2019, bem como intensificar as investigações e os levantamentos levados a cabo por este Município no que diz respeito à valorização do Madeiro enquanto item de identidade cultural deste território.

Almeida 21_edited.jpg

17º Cerco de Almeida
27 a 29 de Agosto de 2021

Este ano predominam as cores: vermelho, azul e amarelo, através das quais pretendemos evocar as cores das Bandeiras Regimentais da Divisão do Sul, à qual pertence o Regimento de Infantaria 23.

Incluímos também um grupo estrangeiro, representando a presença Francesa nas diversas recriações do Cerco de Almeida realizadas até hoje, assinalando que recriação histórica, é hoje uma celebração de Paz entre os povos. Por outro lado, queremos recordar todos os grupos estrangeiros que este ano não podem estar presentes nesta celebração histórica.

Ucanha.jpg

Sangue Novo Veias Antigas, na Torre e Ponte Fortificada de Ucanha em Tarouca
28 de agosto de 2021 às 18h30 horas

O projeto “Sangue Novo Veias Antigas” regressa aos Monumentos do Vale do Varosa para mais um espetáculo de música e dança, conduzido pelos grupos Ensemble Egas Moniz (Paço de Sousa), Classe de Cravo da ESART - IPCB (Castelo Branco) e AD Dance Company (Lamego).

Uma iniciativa organizada pelos Monumentos do Vale do Varosa e Teatro Solo, conta com a parceria dos municípios de Tarouca e de Lamego e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte e da Antena 2.

A entrada é livre.

Coloq_Recrutamento_CARTAZ_Web_page-0001.jpg

Colóquio Recrutamento e Organização Militares na Península Ibérica
(Sécs. IV-XVI) em Palmela

10 e 11 de setembro de 2021

O Colóquio «Recrutamento e Organização Militares na Península Ibérica (Sécs. IV-XVI)» é organizado pela Associação Ibérica de História Militar e pela Câmara Municipal de Palmela (CMP), e terá lugar nos dias 10 e 11 de setembro de 2021, no Cine-Teatro S. João, em Palmela.

ATMPT.jpg

ATMPT celebra 6° aniversário

A Associação de Turismo Militar Português está de parabéns. Celebra 6 anos de existência, em prol do desenvolvimento do turismo militar em Portugal e da promoção e preservação do património histórico-militar nacional.

O trabalho em rede e as sinergias desenvolvidas entre associados e parceiros contribuem, dia após dia, para o cumprimento da missão da ATMPT. A todos eles, um agradecimento especial pela aposta, confiança e amizade. O nosso sincero obrigado!

Faça Parte da História de Portugal!

BBC_bemposta_BB_proenca.jpg

Visita Guiada e Encenada a Bemposta
4 de setembro de 2021

O Município de Penamacor vai realizar uma Visita Guiada e Encenada a Bemposta, no dia 4 de setembro. Esta atividade tem arranque agendado para as 21:30, junto ao Núcleo Museológico daquela localidade. A Visita Guiada e Encenada a Bemposta tem como principal objetivo levar o visitante a conhecer o património cultural daquela aldeia de uma forma dinâmica. As inscrições podem ser efetuadas no Museu Municipal de Penamacor, através do contacto 277 394 106, na Junta de Freguesia de Pedrógão de São Pedro ou através do email turismo@cm-penamacor.pt.

site noticias_Silves Medieval.jpg

Silves Medieval
30 de Julho a 22 de Agosto de 2021

De 30 de julho a 22 de agosto, Silves será palco do evento Silves Medieval. Durante estes dias, a cidade veste-se com as cores e adereços de outrora, as ruas do centro histórico estarão engalanadas e os sons medievais irão criar um ambiente único. Cenários com História, Noites do Al-Andalus, um Torneio Medieval, concertos no Castelo e Paladares Medievais serão alguns dos pontos altos. O evento, promovido pelo Município de Silves, cumpre as recomendações e orientações da DGS e pretende apoiar e alavancar o tecido económico do concelho, num momento particularmente difícil que o comércio, a restauração e a hotelaria atravessam.

penamacontos_st (1).jpg

Penamacor recebe encontros de narração oral
7 a 21 de Agosto de 2021

Os lares do concelho de Penamacor e o Jardim da República da Vila vão receber a atividade Penamacontos, entre os dias 7 e 21 de agosto. Pretende-se com estes encontros de narração oral formar leitores, contribuir para a preservação da memória coletiva e oferecer um dia diferente aos idosos, famílias e crianças do concelho.

Ponte de Lima.jpg

Município de Ponte de Lima e IHRU
promovem remodelação de habitação social

A Câmara Municipal de Ponte de Lima e o IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana vão investir cerca de 14,3 milhões de euros na remodelação de habitações sociais no concelho, de modo a dar condições de habitabilidade condignas a 167 agregados familiares.

torre 4 da Almedina_apos obras de conservação e restauro 1.jpg

A muralha adjacente à torre 4 da Almedina, em Silves, foi alvo de obras de conservação e restauro

Os trabalhos, que tiveram a duração de dois meses, consistiram no preenchimento de juntas e de reposição de material pétreo na área em que a muralha havia sido cortada, aproveitando-se para rebocar o muro adjacente, construído aquando do corte, numa clara tentativa de melhorar o seu estado de conservação mas, simultaneamente, diferencia-lo do que é realmente muralha. Foi, ainda, retocado o capeamento em argamassa que consolidava a base da torre confinante

9Periferias.jpg

Arronches recebe festival Periferias
30, 31 de Julho e 1 de Agosto de 2021

O Festival Internacional de Cinema Periferias, no âmbito da sua IX edição, marca pela primeira vez presença no concelho de Arronches. O programa, desenvolvido com o apoio do município local, tem como momento principal a apresentação do filme Surdina, do realizador Rodrigo Areias, na localidade de fronteira do Marco, dia 30, sexta-feira, pelas 21h30. Ainda no dia 30, no auditório do Centro Cultural de Arronches, pelas 17h00, tem lugar uma palestra sobre "Valores Naturais do Parque Natural da Serra de São Mamede", com João Carlos Farinha e Nuno Sequeira, em representação do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e Parque Natural da Serra de São Mamede. Esta sessão de sensibilização ambiental terá continuidade no dia seguinte, sábado, 31 de Julho, com a realização do passeio pedestre da Esperança, conduzido por Nuno Sequeira (ICNF) e Nuno Alegria (Núcleo Regional de Portalegre da Quercus).

Penamacor.jpg

Penamacor assinala Feira Terras do Lince
23 e 24 de Julho de 2021

O Município de Penamacor voltou a garantir um programa alternativo e online para assinalar a Feira Terras do Lince, este ano novamente cancelada devido à atual conjuntura pandémica. Teatro, música e pintura fizeram parte do evento.

1080px-São_Bartolomeu_de_Messines_-_view_from_the_windmill_(13389383904).jpg

Candidaturas de apoio à reabilitação urbana para a ARU de São Bartolomeu de Messines, em Silves

A Câmara Municipal de Silves aprovou, em reunião do executivo realizada a 19 de julho, as candidaturas de apoio à reabilitação urbana para a Área de Reabilitação Urbana de São Bartolomeu de Messines, apresentadas ao abrigo do Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e do Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE), e que se traduzem numa comparticipação financeira na ordem dos 6840 euros.

No âmbito do PAHAB foram aprovadas três candidaturas, comparticipadas em 5040 euros, e no âmbito do PADSE foi aprovada uma candidatura, sendo a comparticipação de 1800 euros.

cartaz.jpg

Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses. Comemoração oficial
22 de Julho de 2021

Comemora-se no próximo dia 22 de Julho no Município de Tavira o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, este ano na data do 33º Aniversário da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, por razões que se prendem com a situação pandémica que vivemos.

Na cerimónia oficial será entregue ao Município de Tavira a Medalha de Ouro da APMCH.

CARTAZ.jpg

Prémio Nacional "Memória e Identidade"
22 de Julho de 2021

O Prémio Nacional "Memória e Identidade" será entregue ao Professor Doutor Cláudio Torres durante a cerimónia oficial da comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, a realizar no Município de Tavira.

cartaz_page-0001.jpg

VIANA PRÁXIS – Prémio de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo
16 de Julho de 2021

A entrega dos prémios será realizada numa jornada a decorrer no dia 16 de Julho, que incluirá conferências e uma mesa redonda.

A APMCH participa no VIANA PRAXIS com a presença do Secretário-geral, Arq. Frederico Mendes Paula, no juri do prémio, na categoria de Reabilitação de Edifícios, e com a participação do Vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Arq. Fernando Seara de Sá, na Tertúlia "À Conversa sobre a Reabilitação Urbana".

Varosa.jpg

Concerto “Sangue Novo Veias Antigas”
no Convento de Santo António de Ferreirim

17 de Julho de 2021 às 18.00 horas

O Convento de Santo António é o próximo monumento a receber o terceiro espetáculo do projeto “Sangue Novo Veias Antigas”, no dia 17 de julho, pelas 18h00, com a participação da Academia de Música de Costa Cabral (Porto) e do Estúdio de Dança Margarida Valle (Porto).

Uma iniciativa organizada pelos Monumentos do Vale do Varosa e Teatro Solo, conta com a parceria dos municípios de Tarouca e de Lamego e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte e da Antena 2.

A entrada é livre.

1-Reservatorio-©-Antonio-Alves-3.jpg

Visita de imprensa à exposição do Reservatório no Porto
15 de Julho de 2021 às 11.00 horas

Com acesso pela porta poente do Parque, na Rua Gomes Eanes de Azurara, o Reservatório é a estação mais ocidental e a primeira do mapa deste museu a construir-se à escala da cidade.

O antigo depósito de água é o lugar para as materialidades e os fragmentos trazidos pelas mãos dos arqueólogos ao longo das escavações, uma reserva viva destas descobertas que testemunham a invenção da cidade do Porto.

Unguentário.docx.JPG

Museu Municipal de Tavira

Este unguentário é uma peça, extremamente, delicada e elegante, em vidro transparente de cor azul. As suas paredes são finas e o seu fabrico cuidado. Regra geral, este tipo de objeto destinava-se a conter produtos sumptuosos, nomeadamente, óleos ou unguentos perfumados. Peça proveniente dos trabalhos arqueológicos realizados, no Convento de Nossa Senhora da Graça, que permitiram identificar, entre outros vestígios, um bairro islâmico de cronologia tardo almóada (meados do século XII / inícios do século XIII).

MNA - Multimédia Network Azores.jpg

Angra do Heroísmo - StartUp Angra celebra 4º Aniversário
16 de Julho de 2021 às 18.30 horas

A StartUp Angra celebra o seu 4º Aniversário com um programa direcionado para os empreendedores locais.
Para comemorar a data será organizada uma mesa redonda sobre o tema: MNA – Multimédia Network Azores: A importância da Multimédia no novo contexto empresarial.
O evento decorrerá dia 16 de julho, pelas 18h30, na sede da StartUp Angra, na Rua do Marquês nº14, em Angra do Heroísmo.

286A9922Medium.jpg

Festival Percursos da Música em Ponte de Lima
13 de Julho a 8 de Agosto de 2021

Foi apresentado, no dia 5 de julho, a programação do “Festival Percursos da Música 2021” que se irá realizar em Ponte de Lima, no Parque de Exposições da Expolima, entre os dias 13 de julho e 08 de agosto. Serão 27 dias de um programa de eventos ou espetáculos culturais, em sucessão contínua, através de um roteiro/itinerário, passando pela música clássica, erudita e contemporânea, numa combinação harmoniosa e expressiva de sons, que seguem regras variáveis conforma a época e civilização apresentados, com sons vocais, instrumentais ou mecânicos.

Banner Notícias_Paladares Medievais.jpg

"Silves Paladares Medievais"
De 30 de Julho a 22 de Agosto de 2021

Estão a decorrer as inscrições para todos os estabelecimentos de restauração e similares da cidade de Silves que desejem participar no SILVES PALADARES MEDIEVAIS. O evento, promovido pelo Município de Silves, decorre de 30 de Julho a 22 de Agosto. Os interessados deverão consultar o regulamento do evento e, estando de acordo, preencher a ficha de inscrição e submeter a mesma até ao dia 15 de julho.

estrategia_local_de_habitacao_de_ponte_de_lima_1_1024_800.jpg

Estratégia Local de Habitação de Ponte de Lima

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na reunião de 14 de junho o documento sobre a Estratégia Local de Habitação. Programa de Apoio ao Acesso à Habitação  (DL n.º 37 2018, de 4 de junho) trata-se de um instrumento de planeamento de âmbito municipal que concretiza os princípios orientadores da Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH).

Festa Templaria - banner site 1366x500px 06.jpg

Festa Templária em Tomar
9 a 11 de Julho de 2021

Tomar acolhe nos dias 9, 10 e 11 de julho 2021, mais uma edição da Festa Templária.

Recriações, visitas, seminários, acampamentos, mercados, concursos, entre outras atividades, irão evocar a história, as lendas, os segredos e os mitos, da mais rica e poderosa instituição medieval, a Ordem dos Templários.
Para Tomar, os Templários são mais que um símbolo, representam a sua génese.
Tomar espera por si!

complexo_mineiro_romano_1_2500_2500.jpg

Investigadores do CSIC apoiados pelo Município de Penamacor identificam um grande complexo aurífero romano no centro de Portugal

Durante a Antiguidade, a terra lusitana foi sinónimo de riqueza e abundância. Os poetas romanos elogiaram a riqueza em ouro do rio Tejo, conhecido na altura como o “Aurifer Tagus”, o Tejo Aurífero. A existência de antigas minas romanas de ouro no centro do país não era totalmente desconhecida, mas, no entanto, os resultados de um projeto de investigação dirigido pelo Consejo Superior de Investigaciones Científica - CSIC veio mostrar a sua verdadeira dimensão.

286A9453 (Medium).jpg

"Lugar do Hábito - Festival de Artes Performativas de Rua" em Ponte de Lima
2 a 11 de Julho de 2021

O projeto articula o património imaterial ao património material. Cada espaço de apresentação dos espetáculos foi cuidadosamente selecionado de acordo com a importância histórica para a vila de Ponte de Lima, assim como a possível relação com as temáticas abordadas em cada espetáculo. A programação da primeira edição do projeto “Lugar do Hábito” tem ainda a particularidade de ser feita apenas com criações nacionais, o que implica uma maior identificação com os “hábitos” propostos, aprimorando mais a relação entre o espetáculo e o público.

judiaria-de-belmonte_7557459.jpg

Requalificação da Zona Histórica de Belmonte

Com um investimento de cerca de 1.280.0000,00 -se com este projeto proceder à requalificação das ruas, praças e restante espaço público da zona histórica da Vila de Belmonte, de modo a criar melhores condições de mobilidade, para residentes e milhares de visitantes que afluem a Belmonte. Com esta medida pretende-se criar mais e melhor atratividade, beneficiando ainda com esta operação urbanística o
setor comercial.

Candeia Fenícia.jpg

Museu Municipal de Tavira

af_amanhar_a_terra_banner_cmp_noticia_82

Jornadas "Amanhar a Terra. Arqueologia da Agricultura" em Palmela
7, 8 e 9 de Junho de 2021

As Jornadas Internacionais “Amanhar a Terra - Arqueologia da Agricultura (do Neolítico ao Período Medieval)”, decorrem entre 17 e 19 de junho, no Cine-Teatro S. João, em Palmela.

A iniciativa da Câmara Municipal de Palmela - que conta com o apoio do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora - apresentará, ao longo de três dias de trabalho, um conjunto alargado de comunicações, com as materialidades da agricultura, essencialmente de proveniência arqueológica, mas também as dimensões económica, social e cultural, desde o Neolítico ao Período Medieval, como principais propósitos.

Almeida.jpg

Museu Histórico Militar de Almeida

O museu está situado no Baluarte de São João de Deus, antigas casamatas, um dos edifícios mais emblemáticos da Praça-forte de Almeida, com cerca de 2500m2, que serviu vários propósitos ao longo dos tempos pela sua importante posição estratégica. A exposição permanente do MHMA está distribuída por sete salas com temáticas distintas que acompanham a história da própria fortaleza de Almeida e da sua comunidade. Definitivamente um espaço a conhecer e que faz parte do extraordinário património histórico-militar de Almeida.

faceInsta2.png

Seminário EmpreendHeroísmo. Angra do Heroísmo
19 a 23 de Junho de 2021

A StartUp Angra e a SBI Consulting uniram-se para lançar o "EmpreendHeroísmo”, um programa que pretende formar e capacitar os futuros empreendedores para que estes adquiram conhecimento e ferramentas para transformar as suas ideias em negócios.

convento_anjos_mmv_obras_2021.jpg

Convento dos Anjos em Montemor-o-Velho renasce e ganha novas funcionalidades

Montemor-o-Velho prepara-se para ganhar um espaço museológico moderno num espaço carregado de beleza e história. A Câmara Municipal está a dar uma nova vida ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos, proporcionando a sua recuperação e valorização patrimonial.

A conservação e restauro vão permitir não só a adequação do edifício às exigências atuais, nomeadamente ao nível da segurança contra incêndio, telecomunicações, aquecimento ou iluminação decorativa e expositiva, mas também ao nível das condições de acessibilidade e mobilidade, fazendo com que o espaço esteja preparado para receber todas as pessoas.

Linhas de Torres.jpg

Grande Reportagem na
Rota Histórica das Linhas de Torres

O 1º número da Viagem na História – Turismo Militar conta com reportagens audiovisuais de algumas rubricas. Uma delas é a Grande Reportagem na Rota Histórica das Linhas de Torres – uma experiência integrada. Se ainda não teve oportunidade de ver o 1º número, acompanhe agora!

828x430pxNOVO.JPG

Jornadas da Reabilitação Urbana em Palmela

7, 8 e 9 de Junho de 2021

As “Jornadas da Reabilitação Urbana em Palmela”, iniciativa da Câmara Municipal, decorrerão entre 7 e 9 de junho, das 9h30 às 13h00. Trata-se de uma iniciativa gratuita, que contará com transmissão online, através da plataforma Microsoft Teams, inserida no Programa de Dinamização da Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Palmela e do núcleo antigo da Vila do Pinhal Novo. Com este evento, a autarquia pretende criar um momento de reflexão e discussão sobre a reabilitação urbana, a partir de 3 temáticas centrais: A Reabilitação e os Núcleos Antigos; Reabilitação e Património e Soluções para a Reabilitação de Edifícios Antigos.

image006.png

Lançamento do 1º número de Viagem na História - Turismo Militar

A Associação de Turismo Militar Português acaba de lançar o 1º número da VIAGEM NA HISTÓRIA – TURISMO MILITAR, uma revista digital bilingue, de âmbito nacional e internacional, que tem como temática a promoção de conteúdos associados ao património e à história militar nacional, dando continuidade e destaque ao Roteiro de Turismo Militar. Esta é mais uma marca de comunicação da ATMPT ao serviço do desenvolvimento e da consolidação do turismo militar em Portugal.

3f5444_24819145b0ca4c5abe6e107dc1294d49~

AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural

14 a 17 de Outubro de 2021

Em 2021, a AR&PA ruma a Leiria e dedica-se ao tema premente dos JOVENS E PATRIMÓNIO. Apresenta um formato híbrido, com programação online e na região de Leiria de Junho a Outubro, e concentrando-se no centro histórico de Leiria de 14 a 17 de Outubro de 2021. 

vianapraxis.jpg

VIANA PRÁXIS – Prémio de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo
Pré-candidaturas abertas de 12 a 31 de maio

Os elevados investimentos que a autarquia e entidades têm feito ao longo dos anos no concelho, motivam o Município de Viana do Castelo a distinguir as melhores intervenções urbanísticas como valorização do seu património edificado.

VIANA PRÁXIS – Prémio de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo é uma iniciativa municipal que pretende distinguir e estimular profissionais, cujo trabalho incida sobre o território de Viana do Castelo.

SuSTowns_Agenda_SN_00C_page-0001.jpg

Seminário Nacional: Práticas & Instrumentos para o Turismo Sustentável

8 de Junho de 2021 às 15.00 h.

O evento, dirigido às autoridades locais nacionais, é implementado no âmbito do projeto SuSTowns: Turismo Sustentável em pequenos e fascinantes povoados da área Mediterrânica (Programa Interreg MED da União Europeia) e marca o arranque do Programa de Transferência de Boas-práticas para a planificação e governança turística local. 

conversas.jpg

Reabilitação Urbana e Património Cultural: Preocupações comuns

1 de Junho de 2021 às 17.00 horas

Vítor Cóias e Silva, premiado com a Medalha Richard H. Driehaus para a Preservação do Património em 2020, defendeu a reabilitação urbana em Portugal muito antes de esta ser uma realidade. 

Caberá ao colunista PATRIMONIO.PT e museólogo André de Soure Dores questionar este engenheiro de estruturas sobre as oportunidades, os dilemas e as perspectivas futuras da reabilitação urbana de património cultural em Portugal.

A Conversa decorre em formato webinar e será transmitida em acesso aberto no canal YouTube da PATRIMONIO.PT.

Livro Carmesim.jpg

Lançamento do Livro Carmesim. Lisboa

9 de Junho de 2021

De modo a assinalar o Dia Internacional dos Arquivos que se assinala a 9 de junho, apresentamos em 2021 a transcrição do Livro dos Regimentos dos Vereadores e Oficiais da Câmara à nossa guarda, mais conhecido por "Livro Carmesim".

FeiradoLivro-01.jpg

Feira do Livro de Ponte de Lima 2021

9 a 12 de Julho de 2021

A 25.ª edição da Feira do Livro de Ponte de Lima vai realizar-se entre os dias 9 e 12 de julho, no Espaço Panorâmico da Expolima.

O evento está a ser planeado para ser desenvolvido numa conjugação entre o físico e o online devido às condicionantes impostas pela situação pandémica atual.

Arte urbana.jpg

Nova obra de arte urbana em Silves

No âmbito do Projeto de Arte Urbana “Silves o Concelho que se (re)constrói com todos, todos os dias!”, promovido pelo Município de Silves, através do Setor de Educação, o artista plástico Hélder José (conhecido por Bamby) decorou o PT localizado na Rua Cândido dos Reis, junto à lavandaria Artlaundry

2021-05-19-SNVA_MSMS_Banner-1-850x400.jp

Sangue Novo em Veias Antigas. Tarouca

29 de Maio de 2021

No próximo dia 29 de maio, pelas 18h30, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas recebe o primeiro espetáculo do projeto Sangue Novo em Veias Antigas, com dois momentos de música conduzidos pela Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI) e pela Academia de Música do Município de Tarouca (AMMT).

Uma iniciativa organizada pelos Monumentos do Vale do Varosa e Teatro Solo, conta com a parceria dos municípios de Tarouca e de Lamego e com o apoio da Antena 2.

noticia_41_photo_123.png

16.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima

28 de Maio a 31 de Outubro de 2021

A 16.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima decorre de 28 de maio a 31 de outubro de 2021, sob o tema "As Religiões nos Jardins".

O júri reuniu e avaliou criações provenientes de Portugal, Espanha, Escócia, República Checa, França, Inglaterra, Itália, Áustria, Roménia, Sérvia, Noruega, Polónia, Estados Unidos da América e Brasil.

noite europeia dos museus.jpg

Noite Europeia dos Museus em Silves

22 de Maio de 2021 às 21.00 h.

Tendo em vista assinalar a “Noite Europeia dos Museus”, a Câmara Municipal de Silves (CMS) apresenta, no próximo dia 22 de maio, um vídeo intitulado “Recuperar o ofício de outros tempos - O Latoeiro”. Neste vídeo é homenageada a arte da latoaria e o último latoeiro do concelho de Silves, António da Silva Nascimento (conhecido por António Raul), numa viagem que levará os participantes à sua última oficina para apreciar o processo de fabrico de uma peça em latão.

186504723_4085614718148035_5155389585843

Ciclo de Conversas Hammam & Concerto em Mértola

21 de Maio de 2021 às 14.30 h.

No próximo dia 21 de maio pelas 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mértola, realiza-se a primeira sessão de um ciclo de conversas em torno do projeto Hammam & Casa de Chá de Mértola. Este é um projeto que integra a reabilitação do edifício Casa Cor-de-rosa no centro histórico de Mértola para instalação no r/c os serviços do Hammam e no 1º piso a Casa de Chá de Mértola, espaço cultural que irá complementar a oferta do Hammam.

Charola.jpg

Transformação Digital da Charola do Convento de Cristo em Tomar

Nesta última fase do desconfinamento e de forma a apoiar o turismo e a cultura nacional, é apresentado o projeto Transformação Digital da Charola do Convento de Cristo, uma experiência dinâmica, imersiva e inovadora, que permite ao visitante navegar pelo espaço e explorar todos os ambientes, 24 horas por dia, 7 dias por semana, acedendo a conteúdos informativos personalizados sobre o espaço e os objetos.

palmela.jpg

17.º Curso sobre Ordens Militares. Palmela

22 e 23 de maio de 2021

Temos o gosto de anunciar a realização do 17.º Curso sobre Ordens Militares, nos dias 22 e 23 de maio de 2021, no Cine-Teatro S. João, em Palmela.

O curso, que se subordina ao tema «Casas das Ordens Militares», prevê sessões teóricas no dia 22 de maio e destina o dia 23 a visitas (grupo limitado a 30 participantes).

Dia Internacional Museus.jpg

Dia Internacional dos Museus. Silves

18 de Maio de 2021

A Câmara Municipal de Silves assinala o “Dia Internacional dos Museus” - subordinado à temática “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” - com um programa de atividades online e entrada gratuita no Museu Municipal de Arqueologia de Silves ao longo de todo o dia

Almofariz.jpg

Almofariz. Tavira

O Museu Municipal de Tavira, este mês, alia-se à Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, nas comemorações do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, destacando este almofariz do seu acervo, proveniente da Cerca do Convento da Graça.

Torre de Moncorvo.jpg

Dia Internacional dos Museus. Torre de Moncorvo

18 de Maio de 2021

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo celebra o Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio, com a abertura permanente do Museu do Castelo, das 10h00 às 22h00.

DSC_6329.jpg

Museu Municipal de Arqueologia de Silves

No âmbito da sua candidatura à Rede Portuguesa de Museus (RPM), o Museu Municipal de Arqueologia de Silves recebeu ontem, dia 11 de maio, uma visita técnica de uma equipa indigitada pela Direção Geral do Património Cultural, que verificou in situ o cumprimento de todos os requisitos para a sua integração na RPM.

Acompanhados pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Diretora do MMAS, Chefe de Divisão da Cultura, Turismo e Património e técnicos da área do Património do Município, participaram nesta visita a Diretora Regional de Cultura (DRC), os Diretores de Departamento de Bens Culturais da DRC e de Museus da DGPC, os Chefes de Divisão de Acreditação da DGPC e de Conservação e Restauro do Instituto José Figueiredo e, ainda, um especialista em acessibilidades.

conversas.jpg

Estamos a ficar sem especialistas na área do património cultural?

Luís Pereira, da Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal, é quem assina a Opinião patrimonio.pt de hoje, sobre as lacunas e deficiências nas oportunidades e na capacitação de técnicos para o património cultural:

Se a existência destes profissionais é fundamental para assegurar a qualidade das intervenções no património cultural, e se a Convenção de Faro, subscrita pelos países da Europa, relaciona a sustentabilidade do património cultural com uma elevada qualidade nas intervenções, qual a razão, então, para estarmos a assistir a uma diminuição de técnicos especialistas, em detrimento de generalistas?

DiaInternacionalMuseus-02.jpg

Dia Internacional dos Museus - Entrada Gratuita na Rede de Museus de Ponte de Lima

18 de Maio de 2021

Em Ponte de Lima a Câmara Municipal aprovou na reunião de 3 de maio, uma proposta apresentada pelo Vereador Paulo Sousa, a conceder entrada gratuita na Rede de Museus e Centros de Interpretação de Ponte de Lima, nomeadamente no Museu do Brinquedo Português, Museu dos Terceiros, Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, Centro de Interpretação do Território e no Centro de Interpretação de História Militar do Concelho de Ponte de Lima.